top of page

       A origem do município está ligada aos acontecimentos que araram o município de Altamira. Em 14 de abril de 1874, conforme a Lei nº 811 foi criado o município de Souzel, do qual Altamira fazia parte. Na primeira década do século XX, o governo desmembrou aquele município, criando o de Xingu, com sede em Altamira. Conforme divisão territorial, com data de 31 de dezembro de 1936, Xingu compunha-se de 11 distritos: Altamira, Novo Horizonte, São Félix, Porto de Moz, Tapará, Vilarinho do Monte, Veiros, Aquiqui, Souzel, Alto Xingu e Iriri. Pelo disposto no Decreto-Lei nº 2.972, de 31 de março de 1938, foi mudado o topônimo do município de Xingu para Altamira, que passou a ser formado por dois distritos: Altamira e Novo Horizonte (zonas de Novo Horizonte e São Félix). Tal situação foi confirmada por meio do Decreto-Lei nº 3.131, de 31 de outubro de 1938, que estabelecia a divisão territorial do Estado para o período de 1939-1943.


     Na divisão territorial do Estado, fiada pelo Decreto-Lei nº 5.505, de 30 de dezembro de 1943, Altamira mantinha-se com dois distritos: o de Altamira e o de Gradaús (ex-Novo Horizonte). Em 29 de dezembro de 1961, durante o governo de Aurélio do Carmo, por força da Lei nº 2.460, foi criado o município de São Félix do Xingu, com área desmembrada do município de Altamira. Com as Leis de nº 5.449 e 5.455, de 10 de maio de 1988, São Félix do Xingu teve seu território desmembrado para criar os municípios de Ourilândia do Norte e Tucumã. Atualmente, o município é constituído de dois distritos: São Félix do Xingu e Gradaús.

 

      No ano de 1962 o São Felix do Xingu teve sua emancipação política com uma população mínima, hoje essa população esta estimada em torno de 91.150 habitantes. Com aproximadamente 37.000 eleitores com sua economia voltada a pecuária que é uma das maiores do Estado do Pará, turismo, pesca, minério e agricultura. O município hoje conta algumas vilas como Tancredo Neves, Taboca, Nereu, Lindoeste, Sudoeste, Ladeira Vermelha, Tailândia, Plano Dourado, Vila Clariane, e outras. Conta também com 12 aldeias indígenas com aproximadamente 5000 índios. O aniversario da cidade é comemorada no dia 10 de abril com muita animação. Temo o festejo  da Santa Nª Senhora das Mercês.

 

       No mês de abril é comemorada a festa indígena que conta com índios de varias etnias.Temos varias outras festas como: festas juninas, veraneio, olimpíadas, e a festa do padroeiro Santo São Felix que é comemorada dia 21 de novembro.

HISTÓRIA DE SÃO FÉLIX DO XINGU

IFPA- INSTITUTO FEDERAL DO ESTADO DO PARÁ DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE. PROF: RENATO HIDAKA
DESENVOLVIDO POR: LEANDRO RUI MENDES GUIMARAES,GLAILSON, CLOSVALDO, HELLIELTON, FABIANE, EDVAN, FRANCISCO, JULIO, ADALBERTO, DALZIMAR, IRANILDO, DIOGO, LUCIA E DAVID.
bottom of page